A previsão é para dias intensos de chuvas durante toda semana e a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), intensifica os trabalhos de desassoreamento de valas, córregos e rios como prevenção de enchentes e alagamentos.
O serviço já é executado de forma preventiva durante todo o ano, mas devido à previsão chuvosa, as equipes destinam mais atenção nos pontos mais críticos da cidade, principalmente córregos mais extensos em áreas rurais.
A limpeza das redes de drenagem é uma prevenção de alagamentos, onde são retirados os resíduos e sedimentos acumulados no fundo para facilitar o escoamento das águas pluviais.
Nos últimos dias, as equipes da regional sul concentram esforços no córrego da estrada do Rio Claro, no Barranco Alto, e nos próximos dias, na vala da Rua Alta Tensão que abrange do bairro Travessão até a divisa com São Sebastião.
Além disso, a Sesep continua com os serviços de zeladoria, com limpeza e roçada nos bairros Travessão, Perequê-Mirim e Porto Novo. Também foi feita retirada de resíduos nos bairros Perequê-Mirim e Barranco com a recolha de cerca de 110 toneladas de materiais descartados em vias públicas pela população.
A Prefeitura de Caraguatatuba reforça que toda semana é feita a limpeza nesses pontos viciados por toda cidade e ressalta que a prática do descarte irregular é crime, sujeita à multa.
As denúncias podem ser feitas através do Canal 156. Frequentemente também são realizadas vistorias em todo município para coibir e inibir o descarte irregular de resíduos.
Se constatado, o proprietário do imóvel é notificado para retirada do material. Em caso de não atendimento da notificação, o imóvel é autuado de acordo com a Lei 1.144/80 (Código de Posturas), nos artigos 158 a 161, podendo ser aplicada multa de 204 VRMs, equivalente a R$ 762,96. Em caso de flagrante, a multa é aplicada imediatamente.