Moradores do bairro Tabatinga, região norte, começaram a receber a visita dos agentes da dengue do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A ação será realizada até sexta-feira (8).
O CCZ intensificou as ações de combate à dengue com vistorias casa a casa após o resultado da última Avaliação de Densidade Larvária (ADL) que apontou um índice de 2,33%. O número supera até mesmo o resultado obtido pelo município que foi de 1,7%.
Segundo o CCZ, as vistorias são realizadas das 8h às 14h. Porém, o mau tempo pode atrapalhar o trabalho e fazer com que haja alterações no cronograma dos agentes.
Essas vistorias consistem em orientar os moradores e verificar se no imóvel há criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
Para que o combate aos criadouros seja mais eficaz, a população precisa fazer a sua parte e, principalmente, permitir a entrada dos agentes nas residências.
O coordenador do controle da dengue do CCZ, Ricardo Fernandes, dá algumas orientações para quem está com receio por achar que o agente não representa o CCZ. Segundo ele, o agente sempre está uniformizado com camiseta ou colete com o logo da Prefeitura de Caraguatatuba e sempre estão portando seu crachá de identificação. Além disso, eles sempre estão acompanhados de um supervisor.
Se preferir, o morador também poderá entrar em contato com o CCZ para confirmar a presença dos agentes em seu bairro pelo telefone: (12) 3887-6888.
Com relação à Covid-19, Ricardo reforça que “os agentes seguem o protocolo do Ministério da Saúde, com uso de máscara, distanciamento e uso do álcool gel; que não entram em casas de idosos ou pessoas com sintomas da doença”, mas deixa claro que “é importante a vistoria no quintal ou área externa do imóvel”.