A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, reuniu apoiadores para liderarem o grande mutirão de limpeza promovido em alusão ao Dia Mundial da Limpeza de Praias no dia 17 de setembro.
Até o momento, o evento já conta com a colaboração da Guarda Mirim de Caraguatatuba, ONG Acaju, ONG Caraguatá, empresa Compell, Fundacc, Rotary Club em conjunto com o colégio Canópus e 85° Grupo Escoteiro Caraguatá que, com apoio da Marinha do Brasil (Capitania dos Portos de São Sebastião), Bombeiros Marítimo de Caraguatatuba – 3º SGBMar e Polícia Militar Ambiental, farão a limpeza e orientação embarcados, além do apoio das viaturas em todo percurso junto às margens do Rio Juqueriquerê.
Além disso, também terá o apoio voluntário da Câmara Municipal através dos vereadores Gil Oliveira (PRTB), Cristian Bota e também do Guardião da Costeira, Giliard Ferreira, equipe de natação da Secretaria de Esporte, representante da equipe de canoagem da pedra da freira, Associação de moradores do Alto do Jetuba e servidores públicos.
A iniciativa acompanha as ações do Instituto Limpa Brasil, que incentiva a conscientização ambiental e conservação da natureza, em especial das praias, rios e mangues do Brasil.
Caraguatatuba já definiu 14 pontos de limpeza, sendo eles: Rio Santo Antônio, em frente ao Teatro Mário Covas; Praia das Flecheiras no Porto Novo; Praia do Centro em frente à Secretaria de Turismo; Praia Martim de Sá, próximo à foz do Rio Guaxinduba; Rio Lagoa na Praia das Palmeiras; Lado sul da Praia da Mococa; Rio Juqueriquerê; Praia do Indaiá; Praia do Centro, em frente à Praça da Cultura, Praia do Camaroeiro (subida do Pôr do Som) Praia da Freira e Rio do Alto do Jetuba.
Cada local terá um coordenador responsável pelas orientações, direcionamento e organização dos resíduos coletados. No dia, a ação iniciará às 9h em todos os pontos.
Para o secretário de Meio Ambiente, Leandro de Oliveira Caetano, a participação de todos os voluntários é muito importante para fortalecer o movimento. “Gostaria, primeiramente, de agradecer aos voluntários desta ação. O interesse e o engajamento de todos é o que fortalece os projetos ambientais e mobiliza a população. Nossa proposta é ter cada vez mais pessoas envolvidas na preservação e valorização das nossas praias, dos rios e mangues”, comenta.
Aqueles que não se inscreveram e ainda quiserem participar, basta entrar em contato pelo e-mail da Coordenadoria fo Setor de Projetos Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente, educacaoambiental@caraguatatuba.sp.gov.br. É importante que a pessoa escreva o nome completo e o local que ele deseja se voluntariar.
No dia serão distribuídos kits com coletores e luvas. Os participantes devem levar protetor solar, garrafas de água, boné ou chapéu.
Além de contribuir para limpeza das praias e encostas dos rios, as pessoas que se inscreverem na ação também receberão pelo e-mail, ao final da campanha, um certificado de comprovação do voluntariado com carga horária de 30h.
O cadastro de voluntário está disponível pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe9TphF9hwU7sbNaIHrgTM_-CXLt3PAlxPl2Z4CEyItdSQDbQ/viewform.
Equipes e pontos de encontro:
Secretaria de Meio Ambiente e Guarda Mirim: Rio Santo Antônio, Avenida Goiás, 187, Indaiá – em frente ao Teatro Mário Covas;
ONG Acaju: Praia das Flecheiras, bairro Porto Novo;
Fundacc: Praia do Centro, em frente à Secretaria de Turismo;
Vereador Gil Oliveira: Rio do Ouro (Ilha do Sol);
Vereador Cristian Bota: Camaroeiro;
Guardião da Costeira: Rio Lagoa, entre o bairro Aruan e Praia das Palmeiras;
ONG Caraguatá e equipe de natação da Secretaria de Esportes: Praia da Mococa;
85º Grupo Escoteiro Caraguatá (Marinha / Bombeiros / Polícia Militar Ambiental): Rio Juqueriquerê, lado sul;
ETEC de Caraguatatuba: Praia do Indaiá, em frente à Rua Rio Grande do Norte;
Rotary Club e colégio Canópus: Praia do Centro, em frente à Praça da Cultura;
Edmar Fernandes Soares (Zinho): Praia da Freira;
Luciano (Associação de Surf de Caraguá ): Martim de Sá;
Dona Vera (Associação de Moradores do Alto do Jetuba): Centro Comunitário