Agentes e servidores da Defesa Civil de Caraguatatuba participaram, nesta semana, da Oficina Preparatória para a Operação Chuvas de Verão 2022/2023, realizada em Pindamonhangaba. O curso de dois dias foi promovido pela Defesa Civil do Estado
No primeiro dia a equipe composta pelos agentes da Defesa Civil Marqlie Andrade Souza e Lucemir Camilo Braga e os servidores Jefferson Andrade, Paolla Brito de Oliveira e Karina Galvão Morato Silva, teve a oportunidade de abordar assuntos como Policiamento Ambiental, epidemias e doenças hídricas que podem ocorrer no período de chuvas e instrução técnica do Corpo de Bombeiros sobre a montagem do Gabinete de Crise.
Já no dia seguinte a abordagem foi sobre as condições meteorológicas do período compreendido pelo Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), que vai de 1º de dezembro do ano vigente a 31 de março do ano seguinte, pela equipe do Climatempo. Também foi feita apresentação da equipe da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC) sobre a montagem de abrigos provisórios para atendimento das ocorrências.
Ainda durante a oficina, os participantes tiveram a oportunidade de fazer uma vistoria de campo com acompanhamento dos técnicos do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) com uma avaliação presencial do solo em uma área de risco do local.
Na avaliação do coordenador municipal da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Campos Junior, essa oficinal é fundamental para a preparação das equipes que atuam nesse período conhecido pelas tradicionais chuvas de verão.
“Estamos elaborando a minuta do decreto do nosso PPDC para que possa ser entregue ao prefeito Aguilar Junior e unir todo o município nesse período que requer a atenção de várias secretarias e áreas de risco”, reforça. Em Caraguatatuba são 19 áreas monitoradas distribuídas em 54 setores.