Os novos integrantes do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – CacsFundeb de Caraguatatuba para a gestão 2023-2026 tomaram posse na Secretaria de Educação, dia 15 deste mês.
Compete aos membros do Conselho, o acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundeb, no âmbito do município. A atuação dos conselheiros é considerada atividade de relevante interesse social e não é remunerada.
Presente na solenidade, a secretária de Educação, Márcia Paiva, agradeceu aos membros da atual gestão e deu boas-vindas aos novos integrantes.
O presidente do CacsFundeb, representante da sociedade civil e que encerra sua gestão em 31 de dezembro, Júlio Carlos Marques da Silva também agradeceu à secretaria de Educação, Márcia Paiva e sua equipe pelo apoio durante o mandato.
”O que levamos destes dois anos de gestão foi do dever cumprido sem deixar pendências para a nova gestão. Desejo ao novo presidente do CACSFUNDEB uma ótima gestão e que este novo conselho se torne uma família como o nosso se tornou e não esquecendo que o objetivo é para que tenhamos uma educação de melhor qualidade”, disse.
O novo presidente no segmento Sociedade Civil, Marcelo Henrique Barbieri Bocato, que assumirá a partir de 2 de janeiro, declarou que espera junto aos demais conselheiros e em parceria com a Prefeitura e a Secretaria de Educação, contribuir para com a lisura, transparência e melhor aplicações dos recursos públicos provenientes do Fundeb. “Para que possamos, cada vez mais, aprimorar o reconhecimento dos profissionais da educação e a qualidade do ensino oferecido às nossas crianças e jovens estudantes da rede pública municipal da nossa querida Caraguatatuba”, afirmou.
Foram eleitos, por segmento, os seguintes conselheiros: Representantes indicados pelo Poder Executivo Municipal: da Secretaria Municipal de Educação: Titular: Daniela Bandeira Vaz e suplente: Maria Tereza Daniel Santos Alves de Araújo. Titular: Camila Vicentino Pinheiro e suplente: Rubia Moreira Costa.
Representante dos professores da educação básica pública: Titular: Severo Henrique Ortiz e Suplente: Edson Santos Carvalho. Representante dos diretores das escolas básicas públicas: Titular: Kellermen dos Santos e suplente: Vanessa do Rosário Xavier.
Representante dos servidores técnico-administrativos das escolas básicas públicas: Titular: Edy Lemes e suplente: Victor Hugo Mendes de Alencar. Representantes dos pais de alunos da educação básica pública: Titular: Ana Paula Ottoni e suplente: Dayana Lima Gomes de Morais. Titular: Josiele Mariano da Silva e suplente: Fátima Aparecida Camilo Menino.
Representantes dos estudantes da educação básica pública, sendo um indicado pela entidade de estudantes secundaristas: Titular: Giovana Gonzaga Leite e suplente: Emerson Edgar Aparecido dos Santos. Titular: Guinivere Lais Binder Pereira Leite e suplente: Rafael da Silva Faria.
Representante do Conselho Municipal de Educação: Titular: Ariane Proença do Nascimento e suplente: Eliane Aparecida Ferreira.
Representante do Conselho Tutelar: Titular: Rosana Alves Rocha e suplente: Paula Vanessa Alves Silva Basílio Basílio Quirino.
Representantes de Organizações da Sociedade Civil: Titular: Marcelo Henrique Barbieri Bocato e suplente: Fabiana Evangelista da Silva. Titular: Fábia Nakane Bocato e suplente: João Henrique Nakane Bocato.