Foto: Divulgação
O artista plástico e ceramista Carlo Cury, em parceria com o Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de São José dos Campos, apresenta nova temporada da exposição itinerante ‘Sonoridade Ancestral’.
A visitação à mostra é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 14h, à Rua Saigiro Nakamura, nº 400, Vila Industrial, até o dia 22 de junho.
‘Sonoridade Ancestral’ é um projeto iniciado por Carlo Cury em 2015, após participar de uma vivência com o músico, arqueólogo e ceramista argentino Esteban Valdivia, denominada ‘Sonidos de América’, sobre instrumentos sonoros em argila, no ateliê de Máyy Koffler, em São Paulo.
De acordo com Cury, foram a partir de suas viagens para adquirir informações e peças para os estudos do Grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas, ao qual integra com as artistas plásticas Claudia Canova, Lu Chiata e Zandoná, que conheceu o trabalho realizado por Valdivia.
Para seu projeto individual, Cury buscou informações sobre peças sonoras em argila produzidas por culturas extintas (arqueológicas) ou ainda produzidas por grupos indígenas atuais, em viagens realizadas ao Peru, Costa Rica e Equador, onde participou do seminário ‘Arqueo Musicologia’ com Valdivia, que também o acompanhou em visitas a museus e reservas técnicas pelo país.
Em processo de criação e desdobramento há sete anos, ‘Sonoridade Ancestral’ possibilitou a Cury compartilhar conhecimento não só com o Grupo Ubuntu, mas também com indígenas da etnia Krahô, em 2016, no Estado de Tocantins, bem como, em junho de 2019, com ceramistas do município de Santarém, no Pará, local onde a exposição foi inaugurada no mesmo ano.
Em abril de 2022, em comemoração ao aniversário de Caraguatatuba, a exposição ganhou espaço nas galerias do MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, como parte do ‘Percurso’ do Grupo Ubuntu, com réplicas arqueológicas e peças originais de etnias nacionais que compõem o acervo particular do artista.
A exposição possibilitou ainda uma troca de saberes entre Cury e os músicos da Banda Municipal Carlos Gomes que, em contato com as peças sonoras produzidas pelo ceramista, realizaram uma apresentação musical durante a abertura da mostra. Além disso, a exposição possibilitou também a realização do projeto ‘Sonoridade Ancestral Escola’, onde Cury pode trabalhar a construção dos sonidos em argila com alunos da rede municipal de Caraguatatuba, com o apoio do Edital de Fomento a Projetos Estáveis e Iniciantes proposto pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba e Prefeitura Municipal.
Serviço
Exposição ‘Sonoridade Ancestral’
Visitação gratuita: segunda a sexta, das 8h às 21h | aos sábados, das 8h às 14h – até 22 de junho
Local: Senac São José dos Campos – Rua Saigiro Nakamura, 400, Vila Industrial – São José dos Campos
Mais informações: www.sp.senac.br/senac-sao-jose-dos-campos ou sjcampos@sp.senac.br
Outros contatos (Instagram): @espaçohartat @senac.sjcampos