A medida visa proporcionar aos visitantes uma experiência mais enriquecedora e informativa durante a ida ao parque. Com o sistema numérico de 01 a 09, os principais pontos de interesse são destacados e cada um deles conta com fotos e informações detalhadas sobre a fauna, flora e aspectos socioambientais e culturais do local.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a nova tecnologia é especialmente positiva para as visitas pedagógicas e ecoturísticas, pois torna a experiência mais efetiva e abrangente.
Através da leitura dos QR Codes, os visitantes terão acesso imediato a um conjunto completo de informações sobre o Parque. O acesso facilitado às informações irá incentivar uma visita mais consciente e sustentável, ao mesmo tempo em que será um importante avanço na promoção da educação ambiental.
Uma das propostas é estimular a realização de atividades pedagógicas no parque, transformando-o em um verdadeiro laboratório natural, onde os alunos poderão aprender sobre a fauna, flora e o ecossistema local de maneira prática e envolvente.
Para acessar as informações é simples, basta aproximar a câmera do smartphone Android para o símbolo QR Code destacado nas placas informativas distribuídas pelo parque. Para os portadores de smartphones IOS, a experiência é um pouco diferente, será necessário baixar o aplicativo ‘QR Reader’ direto na App Store de forma gratuita.