Hoje é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue e quando falamos nesta ação social logo já vem o trabalho do Corpo de Bombeiros do Litoral Norte, que desenvolve várias campanhas de doação de sangue, do chamado Bombeiro Sangue Bom.
Na região, a corporação promove a ação social desde 2007, em parceria com as prefeituras e entidades sociais.
Além disso, a participação dos próprios soldados é um dos pontos fortes da ação. “Hoje temos a participação de 88 soldados. Normalmente 30% conseguem doar sem restrições, pois o efetivo de serviço não pode doar, pois o serviço de bombeiros é 24h, por isso é importante a participação da população”, esclarece o tenente Felipe Leanza Paes, do Corpo de Bombeiros do Litoral Norte.
Neste ano, a campanha foi realizada em três cidades, em parceria ctom o Hemonúcleo de Taubaté (4 de julho em São Sebastião, 11 de julho em Caraguá e 16 de julho em Ubatuba). Geralmente as campanhas são feitas dentro da própria corporação. Depois de coletadas as bolsas de sangue, o material é encaminhado ao Hemonúcleo de Taubaté e fica a disposição das cidades do Litoral Norte.
“A doação de sangue é voltada para a participação da população, objetivando o exercício de cidadania e auxílio ao próximo”, cita o tenente.
Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal.
Prefeituras
Em Caraguá, a Prefeitura participa de três campanhas anuais, em parceria com o Rotary. Na cidade, em média comparecem 150 pessoas em cada campanha, porém, o hemonúcleo só tem capacidade para coletar até 70 bolsas. A campanha é realizada sempre na unidade do Corpo de Bombeiro, no Indaiá. Este ano, foram coletadas 75 bolsas. Em São Sebastião, a Prefeitura também promoveu campanhas ao longo do ano e a média de bolsas coletadas chegou a 80.
Ubatuba, além de realizar ações durante o ano, promove uma na quarta-feira (27/11), a partir das 9h30, uma parceria da Santa Casa e o Hemonúcleo de Taubaté, com apoio da Secretaria de Saúde e do Rotary Club.
Por conta do feriado na última sexta-feira, a reportagem não conseguiu obter os dados de Ilhabela.
O que você precisa saber:
– Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos inclusive leite e derivados;
– Ter idade entre 16 anos a 67 anos (11 meses e 29 dias);
– Ter uma boa saúde;
– Ter peso acima 50 quilos;
– Ter dormido bem na noite anterior à doação;
– No dia da doação é necessário apresentar um documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho ou de habilitação;
– Após a doação, beber bastante líquido, evitar atividades de esforço físico, educação física, conduzir veículos de grande porte, operar maquinário de alto risco, subir escadas;
– Os intervalos entre as doações são: homens – 60 dias e mulheres – 90 dias;
– Não poderão doar sangue pessoas que tem alguma doença transmissível pelo sangue ou pessoas que fizeram uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas que antecedem à doação;
Foto: Jorge Mesquita/IL